domingo, 22 de abril de 2012

A maçã da Branca de Neve

No meu aniversário eu ganhei um livro novo de culinária:Livro de tortas,da Martha Stewart,com 150 receitas.Para a minha primeira experiência,eu escolhi a torta de maça,que é coberta com  massa em formato de folhas.Receita bem fácil,mas como foi a primeira vez,não ficou 100 % perfeito.Também uei a minha forma de torta nova.




Torta de Maçã


  Divide-se em duas partes : a casquinha (massa q envolve a maçã) e o recheio de maçã.
Casquinha
Ingredientes:

(eu passei os ingredientes de uma receita,mas o livro está pedindo 1 ½ ,e acredite,faz diferença.)

2 ½ xícaras de farinha
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) açúcar
1 xícara de manteiga sem sal,fria e cortada em cubinhos

1/4  a ½ de xícara de água fria

1.  Processe em um processador a farinha,o sal e o açúcar.Adicione a manteiga,bata e depois deixe com alguns pedaços de manteiga.Adicione a água,só para que a massa tenha liga.Se ainda estiver muito seco,c coloque um pouco mais de água,porém tome cuidado para não colocar muita água.










2.         Divida a massa em dois discos,cubra com filme plástico e leve a geladeira,para ficar firme.Por 1 hora ou de um dia pro outro,como eu fiz.





3.         Depois que a massa esteja firme,abra um disco com um rolo de madeira ou plástico.Não esqueça de passar farinha para não grudar e não deixe muito fina,se não ela quebrará.Depois enrole-a no rolo e coloque na forma.Se você não conseguir (como eu,porque eu não fiz a medida certa da massa),coloque-a em cima da forma e arrume-a.Coloque no freezer ou geladeira.



Faça furos na forma,para sair o ar.

4.         Com o outro disco,será feito as  folhas.Abra-o igual o outro,mas desta vez corte em forma de folhas e faça as veias com um palito de dente.



            
               Recheio de maçã

Ingredientes:
¼ de xícara de farinha

875 g de maçã,eu usei umas 6 ou 7 maçãs grandes.Corte-as de comprido

3 colheres (sopa) de conhaque (mas eu não usei)

2 colheres (chá) de puro extrato de baunilha
¼ de xícara de açúcar cristal
¼ de xícara de açúcar mascavo

1 colher (chá) de canela

¼ de colher (chá) de noz moscada em pó

1/8  de colher (chá) de pimenta em pó (eu usei pimenta branca)

Uma pitada de sal

1 colher (sopa) de manteiga sem sal cortada em cubos

1 gema de ovo

1 colher (sopa) de creme de leite

Açúcar cristal para colocar em cima da torta,mas eu não usei,na verdade eu esqueci de usar...


1.Preaqueça o forno.Em uma tigela grande,misture a maçã,a farinha,o conhaque,a essência,os açúcares,a canela,a noz moscada,a pimenta e o sal.Coloque a mistura de maçã na forma e coloque uns cubos de manteiga espalhados pela torta.












2.Cubra a torta com as folhas.Em volta das folhas,passe um pouco de água deixando um espaço dentro.Misture o creme de leite e a gema e passe gentilmente no meio das folhas.Coloque no freezer por mais ou menos 30 minutos.



3.Leve ao forno,por mais ou menos,20 minutos,para que a casquinha consiga uma corsinha,em 200 o graus.

4.Depois,reduza o forno a 180 o graus e continue assando.Estará pronto em 85 minutos,com o líquido da maçã borbulhando e a casquinha marrom.


A torta fica uma delícia,mas é muito diferente pra uma chocolate (é claro).Aconselho comer quente!





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário