domingo, 29 de abril de 2012

Cupcake de avelã e amêndoa

Como na semana passada eu fiz torta de avelã,eu resolvi pegar no embalo e fazer cupcake de avelã. Aleás, faz tempo que eu não fazia cupcakes.Matei a saudade!!! Ah , e sim , é mais uma receita do livro da Martha Stewart.


                      Cupcake de avelã
                       Rendimento:16 (para mim rendeu somente 11)

Ingredientes:
½ xícara de avelã
½ xícara de amêndoa
¾ xícara de farinha de trigo
¾ de  xícara de farinha de bolo ( receita de como se faz a farinha de bolo )
1 1/2  de colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal (1/4 de colher de chá)
½ xícara de manteiga sem sal,em temperatura ambiente
¼ de xícara de açúcar cristal (eu usei demerara)
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha puro
¾ de xícara de leite
4 claras de ovo (use as gemas para alguma outra receita de sua preferência)

1.               Asse as amêndoas e as avelãs no fogo baixo por mais ou menos 10 minutos.Tire do forno e deixe esfriar. Quando não estiver mais quente,tire a casquinha das avelãs (da amêndoa eu não sei tirar,e deixei com a casca mesmo).

2.               Em um processador,processe as amêndoas e avelãs.Tome cuidado para não processar de mais e virar uma pasta.



3.               Misture em uma tigela as farinha,o fermento e o sal.Adicione a mistura de avelã e amêndoa.



4.               Bata as claras em neve e reserve.




5.               Com uma batedeira elétrica,misture a manteiga com os açúcares.Adicione o extrato de baunilha.



6.               Reduza a potência da batedeira e adicione a mistura de farinha,alternando com o leite. Batendo bem depois de cada etapa.




7.               Incorpore a clara em neve na massa,mexendo delicadamente.

8.               Divida a massa nas forminhas de cupcake. Sempre tome cuidado para não cair massa nas bordas (porque queima).Eu coloco a massa com uma colher para sorvete,mas é da sua escolha.


9.               Leve-os ao forno,por mais ou menos 25 minutos.Com a velha e famosa técnica de colocar um palito de dente na massa.Se sair limpo,o bolo está pronto.Evite abrir o forno enquanto o bolo está assando,porque o bolo pode murchar.

10.        O livro sugere cobrir com ganache,mas pra falar a verdade,eu estava com muita preguiça pra preparar o ganache,então eu rechiei e cobri com nutella!!!Ficou uma delícia.Só acho que exagerei de mais na nutella,daí o gosto do bolo foi meio “excluído” pelo gosto da nutella.






      


Nenhum comentário:

Postar um comentário